sábado, 9 de janeiro de 2010

O Primeiro Cavalo



Escolher bem o primeiro cavalo que uma criança vai montar é fundamental para despertar nela o gosto pelo hipismo .


Uma das frases mais tristes que se pode ouvir no mundo do cavalo é a seguinte: ” Nós tínhamos um cavalo mas nosso(a) filho(a) se machucou e decidimos vendê-lo”. Já ouvi muitas histórias como essa aqui e ali, algumas com finais menos sérios do que outras. Entretanto, o lamentável é que a grande maioria desses relatos poderiam não ser feitos, pois não teriam acontecido se pais buscassem estar mais informados sobre as atividades que seus filhos estão desenvolvendo. Acidentes podem acontecer com qualquer um que esteja conduzido ou manejando um animal de grande porte, mas a maioria dos acidentes com crianças parecem seguir o mesmo padrão.A maioria das crianças que se acidentam com cavalos é por estarem montando ou lidando com um animal que está acima da sua capacidade motora ou por falta de segurança nos equipamentos e nos procedimentos. Uma criança apavorada ou insegura tentando controlar um cavalo enorme e nervoso enquanto o papai e a mamãe torcem ou conversam do outro lado da cerca, não é uma cena difícil de ser vista nas hípicas.

Criança devem começar a montar em um cavalo velho, uma montaria muito bem treinada, que já tenha vivenciado muitas situações diferentes e sensações diversas. Essas experiência é fundamental para que ele seja dócil e não se assuste facilmente. Certamente, este cavalo não irá vencer grandes provas ou campeonatos e também não terá aquela maravilhosa de um cavalo mais jovem, mas será um ótimo companheiro para a criança.A principal vantagem de um cavalo maduro está no fato de ele encorajar a criança a prosseguir, já que seus movimentos e postura não intimidam quem está montando. Os Pais sempre querem o melhor para seus filhos. E muitas vezes expressam isto comprando um cavalo de show, competitivo e caro para a criança “desfrutar”. Um cavalo maduro não é menos competitivo, existem competições para todos os níveis e adequar o nível de equitação do conjunto a uma boa e construtiva provinha amadora, Possibilita que as crianças aprendam a competir de forma saudável e segura.

Vale dizer aqui, que também não é difícil assistir a um conjunto tipo cavalo velho/ cavaleiro jovem, vencer animais mais jovens montados por cavaleiros mais experientes. Tudo no seu devido tempo, sem pular etapas. Se seu filho nunca montou ou é um iniciante, ao procurar um treinador e um estabelecimento, preste muita atenção na didática utilizada com as crianças que montam lá.Se possível, converse com alguns alunos, pergunte coisas como – “Como foi começar a montar?”, “Você não teve medo?” e coisas do gênero. Converse com o maior número de pessoas possível: alunos, pais, treinadores e, principalmente com o proprietário do lugar. Voltando a nossos velhos cavalos, uma coisa é verdade e não se pode negar é que cavalos velhos são veteranos em competições, mas não é só por este motivo que as criança se dão bem com eles. A performance de uma criança que monta um cavalo de faixa etária avançada é melhor porque ela não fica com medo do cavalo e, portanto, pode focar melhor em suas técnicas de montaria. Ninguém consegue aprender ou executar corretamente, seja lá o que for, preocupado ou apavorado. Um veterano saudável é capaz de participar positivamente na construção da base da equitação de uma criança, pode custar um pouco mais do que se espera, mas pode acreditar, aquele velho e gentil animal pode ser considerado uma apólice de seguros e um sólido passo para que seu filho se torne um futuro cavaleiro olímpico!
fonte : cowboydoasfalto

2 comentários:

  1. oi gostei do seu cavalo vc mi enpresta hahahahahahahahahahahahahahahahahahaha eu ja tenho123 cavalos.

    ResponderExcluir
  2. oia o meu neme é eliseu se vcs queren ver os meus 123 cavalo venhão amanhã aqui na fasenda do urso as 2;30 numero da fasenda é 281.

    ResponderExcluir